A postura corporal é definida como “um arranjo balanceado das estruturas corporais, sendo determinada pelas posições dos segmentos entre si num dado momento”. Em um alinhamento postural ideal, espera-se que os músculos, articulações e suas estruturas encontrem-se em estado de equilíbrio dinâmico, gerando uma quantidade mínima de esforço e sobrecarga, conduzindo a uma eficiência ótima do aparelho locomotor.

Em outras palavras, uma boa postura é fundamental para a saúde do nosso corpo. Ela não só torna mais fácil a execução das tarefas do dia-a-dia, como também pode contribuir para a melhora da performance esportiva.

Quem pode ser beneficiado com esta avaliação?

-Indivíduos que apresentem algum tipo de alteração postural.

-Pacientes que irão iniciar alguma modalidade de tratamento fisioterápico.

-Portadores de dores na região da coluna ou de algum outro distúrbio do sistema músculo-esquelético.

-Indivíduos que trabalham ou permanecem sentados por longos períodos.

-Atletas.

Na região do Jardins, a Compasso realiza a prova de avaliação postural, que tem duração média de 50 minutos.

Ela é composta de uma anamnese (entrevista), de uma sessão de registros fotográficos e de testes clínicos, realizados por fisioterapeutas com experiência na área.

A captação e análise das imagens de corpo inteiro são realizadas nas dependências da clínica, no bairro Jardins, com auxílio de um software apropriado (Fisimetrix). Este método de avaliação tem sido amplamente utilizado há várias décadas, tanto na prática clínica quanto na pesquisa. A combinação de foto digital e software, resulta em um importante instrumento de diagnóstico, de planejamento e de acompanhamento do tratamento do paciente.

Para que os resultados sejam mais fidedignos, é necessário que o paciente traga, no dia do exame, vestimentas apropriadas: sunga para os homens e biquíni ou top, no caso das mulheres.

Leave a reply