Os benefícios da atividade física regular para as mulheres são: manutenção da massa óssea, redução do colesterol e da pressão arterial, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, controle do peso, ganho de massa muscular e melhora do bem-estar. No entanto, quando ocorre uma elevação exagerada no volume e intensidade dos treinamentos associado ao consumo calórico inadequado, pode ocorrer sérios prejuízos para a saúde.

A tríade da mulher atleta é caracterizada por alterações no ciclo menstrual (amenorréia ou oligomenorréia), distúrbios alimentares(anorexia ou bulimia nervosa) e diminuição da densidade óssea(osteoporose). Em alguns casos, pode predominar apenas um desses três componentes.

As alterações hormonais provocam uma redução na taxa de estrógeno circulante no organismo que pode afetar a função muscular, os níveis de colesterol e a fertilidade. Muitas mulheres fisicamente ativas e seus treinadores não consideram ou relatam a amenorréia como anormal. Alguns acreditam erroneamente que a amenorréia é um indicador de uma intensidade adequada de treinamento e não um sintoma que necessite atenção médica. Geralmente é o primeiro sintoma a manifestar-se e o mais facilmente reconhecido.

Os distúrbios alimentares ocorrem por restrições a determinados nutrientes, questões estéticas e uso de medicamentos laxativos ou pílulas para emagrecer. A sensação de “reserva de energia” no organismo também contribui para a piora do quadro. A osteoporose pela combinação dos dois fatores citados previamente. As mulheres mais suscetíveis a esse problema são: praticantes de modalidades de endurance (corridas de longa distância, ciclismo) e esportes com ênfase na aparência corporal (dança, patinação, ginástica). Mulheres não atletas também podem desenvolver o problema.

O tratamento para esse distúrbio envolve uma avaliação com profissional especialista em medicina do esporte para uma consulta e solicitação de exames laboratoriais para avaliar os diferentes parâmetros envolvidos em cada caso. O acompanhamento com outros profissionais como o nutricionista pode ser útil em determinadas situações.

Leave a reply