O que é?

Também conhecida como Medicina Física e Reabilitação, a Fisiatria é uma especialidade médica focada na prevenção, diagnóstico e no tratamento não cirúrgico de desordens associadas com incapacidades.

Fisiatras também cuidam de pacientes com desordens musculoesqueléticas, com dores agudas ou crônicas e com necessidade de serviços de reabilitação. A Fisiatria tem sido recentemente aclamada como “a especialidade médica da qualidade de vida” pois seu objetivo é restaurar a máxima função do paciente em todas as esferas da vida, incluindo as dimensões médica, social, emocional e vocacional.

Abordagens

Um dos pilares importantes da Fisiatria é o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. O trabalho conjunto com profissionais da área de saúde requer treinamento em coordenação, dinâmica de grupo, conhecimento de meios físicos, cinesiológicos, ocupacionais, comportamentais, para que haja uma sintonia entre a equipe e a consequente potencialização de resultados.

O conhecimento do estudo do movimento, postura, adaptação cardio-respiratória ao esforço, riscos músculo-esqueléticos e status neurofuncional, capacitam o médico fisiatra a orientar a melhor atividade física e suas restrições para um determinado indivíduo, visando prevenção primária e secundária de doenças e incapacidades.

Especialidades

Educacional