O que é?

É a especialidade médica destinada ao estudo e tratamento das lesões do aparelho locomotor. Os traumas podem ser de baixa energia (queda da própria altura, entorses, contusões) e de alta energia (atropelamentos, acidentes com veículos motorizados, quedas de grandes alturas).

Com relação ao mecanismo, podem ser causados por trauma indireto (sem contato físico com objeto externo) como os entorses e os estiramentos musculares, ou serem decorrentes de trauma direto (com contato físico ou colisão com objeto externo) como as fraturas provocadas após um choque. A graduação das lesões varia de acordo com a intensidade da energia envolvida no trauma.

Abordagens

A contusão provoca dolorimento, aumento de volume e hiperemia (vermelhidão) na área afetada.

Já o entorse pode ocasionar grande limitação funcional devido a presença de derrame (líquido) no interior da articulação, comprometendo em alguns casos a mobilidade articular e consequentemente a capacidade de locomoção e movimentação.

A fratura consiste na perda de continuidade óssea manifestada geralmente por crepitação, dor, inchaço, deformidade e impotência funcional no local afetado. As fraturas podem ser fechadas, ou abertas (expostas), quando existe o contato do “foco fraturario”com o meio externo.

A faixa etária, a qualidade óssea, a lesão dos tecidos moles circundantes, a “personalidade”da fratura (local, geometria, número de fragmentos, etc), assim como a ocorrência de doenças associadas, são fatores determinantes na conduta médica a ser adotada.

O tratamento depende de cada situação, podendo ser conservador (repouso, imobilização, gelo, medicação) ou necessitar de intervenção cirúrgica. O ortopedista é o profissional habilitado para realizar a avaliação, o diagnóstico e a condução do tratamento das lesões traumáticas do aparelho locomotor.

O Instituto Médico Compasso possui uma equipe multidisciplinar altamente capacitada composta por médicos ortopedistas nas suas diversas subespecialidades, médicos fisiatras, médicos acupunturistas, médicos do esporte e fisiologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, todos eles voltados para o atendimento do paciente portador de lesões traumáticas do aparelho locomotor.

A nossa estrutura foi planejada de forma a permitir a atuação integrada de todos os profissionais envolvidos no atendimento do paciente, desde o diagnóstico, tratamento (conservador ou cirúrgico) até o momento do seu processo de reabilitação.

Especialistas

    Especialidades

    Educacional